quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ENEM: Número de inscrições cai em SC

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, cresceu em relação ao ano passado. Passou de 4,6 milhões para 5,3 milhões. Apenas dois estados apresentaram queda nos interessados: Santa Catarina (- 1,53%) e Bahia (- 0,95%). Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (Mec).

O total no número de inscritos foi de 5.366.780. Santa Catarina contou com 83.232 interessados.

O Enem também vale para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece vagas a alunos carentes nas instituições particulares. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu de 20% para 30% o peso do Enem. E sempre para melhorar a nota, nunca para piorar. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), 30% das vagas são preenchidas por candidatos com as melhores notas no exame.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ainda não usa o Enem, mas promoveu mudanças neste ano. No futuro, quer fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o exame nacional.

Outra novidade neste ano é na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior do país. A única forma de ingresso será pelo Sisu.

Para a pró-reitora de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC, Nilva Schroeder, a greve que atingiu a rede estadual em Santa Catarina possa, talvez ser, uma das explicações para a redução. Os professores estaduais ficaram em greve por 62 dias. Ela lamenta a diminuição, pois entende que o Enem é instrumento de democratização de acesso e também oportunidade de avaliação dos estudantes.

– Na nossa leitura, como os estudantes não estavam em sala de aula, não alcançaram as informações e ficaram sem o acesso para a inscrição – pensa a pró-reitora.
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário