sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso exclusivo de Robótica

O Colégio Sinergia, em parceria com a Robótica Laboratórios, oferecerá curso na modalidade especialização com o tema Programação de Microcontroladores para Robótica. O curso será ministrado pelo professor Renato Pissaia e coordenado pelo professor, engenheiro Roberto Susin.

Duração: 8 horas
Dias e horários:
13/10
14h - 17h
20/10
14h- 17h
27/10
14h -16h

Investimento: R$ 89
Matrículas com o professor Susin, nas terças ou quartas-feiras pela manhã, no intervalo.

Vagas: máximo 12 alunos
Contatos: 9614 4796/3342 9700

Dia no campo e pão de queijo quentinho

Tem coisa melhor que ser criança e ter muito espaço para brincar, comer pão de queijo e ter uma porção de bichos por perto?

Os alunos das professoras Valíria e Jussara, do 1° ano A e B, juntaram tudo isso e fizeram uma tarde inesquecível. Visitaram a casa delas, a fábrica Terra de Minas e brincaram com animais que alguns certamente ainda não conheciam. Aliás, o cachorro da professora Valíria é bem diferente, não é?? E muito fofo...literalmente!!








Alunos de escola municipal visitaram o Colégio Sinergia nesta sexta

Manhã de sol, calor e muitas brincadeiras no Colégio Sinergia, nesta sexta-feira (30). Só que a diversão teve a companhia de 22 estudantes do 5° ano da Escola Cipriano Custódio, de Penha, que visitaram a instituição para conhecer a infraestrutura.


Logo às 8h30min, desembarcaram do ônibus e foram recepcionados pela diretora Elenir Cavíglia e iniciaram o passeio pelo Laboratório de Ciências, o mais recente investimento do Sinergia, que contempla espaço para aulas práticas de química, física, biologia, matemática e robótica. O professor Wagner, de química, encantou as crianças com experiências.



Logo após, os alunos tiveram orientações sobre o uso de computadores no Laboratório de Informática, instalado há poucos meses em novo local, com mais espaço e equipamentos. Na biblioteca ficaram livres para explorar livros, gibis , revistas e jogos, com orientação da brinquedista, Maria Isabel Emilio Rebello.








A finalização do passeio foi no ginásio poliesportivo, onde participaram de brincadeiras organizadas pela professora Andréa Azevedo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sinergia realiza Simuladão Enem e prepara alunos para o ingresso no ensino superior

O Colégio Sinergia iniciará, na segunda-feira (3), a preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova é realizada em todo o Brasil e vale como um vestibular para o acesso ao ensino superior, inclusive universidades públicas, além de ser classificatória para o Programa Universidade Para Todos – ProUni – que concede bolsas de estudos.

As aulas de revisão total do conteúdo das disciplinas serão ministradas por oito professores da própria instituição. Os alunos terão a oportunidade de rever tudo o que foi estudado em literatura, física, geografia, gramática, química, produção de texto, matemática, história, biologia, filosofia e sociologia, com foco no regulamento do exame.

As provas do ENEM serão aplicadas em 22 e 23 de outubro de 2011. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP , órgão responsável pelo exame, neste ano em sua 11ª edição foi registrado um número recorde de inscritos, mais de 4 milhões de estudantes farão a prova.

“Prova dos nove”
O preparatório culminará com o “Simuladão Enem”, promovido em parceria com a Dom Bosco. A prova é considerada muito próxima da realidade, pois é utilizado o mesmo programa de avaliação do Enem e o aluno terá noção exata do seu rendimento. De acordo com a diretora do Colégio Sinergia, Elenir Cavíglia, o tempo da prova deverá ser de quatro horas e abordará ciências humanas, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e códigos, matemática e suas tecnologias.

1° lugar no Enem
O Colégio Sinergia quer conquistar pelo terceiro ano consecutivo a melhor nota no exame e repetir a pontuação que garantiu o 1° lugar na redação entre todos os colégios particulares e públicos da região, além do maior número de pontos em Navegantes.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sinergia recebe troféus do JEN 2011

Navegantes – Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (23), a entrega dos troféus e medalhas para as escolas e alunos vencedores da 32ª edição dos Jogos Escolares de Navegantes (JEN), organizado pela Fundação Municipal de Esportes, FME. Os jogos foram realizados com estudantes de 23 unidades escolares, das redes municipal, estadual e particular de ensino, de 11 a 18 anos, divididos em três categorias e por modalidade, que este ano incluiu atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, tênis de mesa e xadrez.

Na categoria A, o CAIC ficou em primeiro lugar com 94 pontos, o colégio CONFEPI conquistou o segundo lugar com 91 pontos e o terceiro lugar foi para o colégio SINERGIA com 89 pontos. Já na categoria B, o colégio SINERGIA levou o troféu de ouro com 75 pontos, o segundo lugar ficou para o colégio CONFEPI com 73 pontos e em terceiro lugar ficou o CAIC com 72 pontos.

E para finalizar, a categoria C ficou com o colégio Julia Miranda de Souza em primeiro lugar com 138 pontos, o segundo lugar ficou para o colégio SINERGIA com 99 pontos e o terceiro lugar foi para o CONFEPI com 63 pontos.

texto: Prefeitura de Navegantes
Aluno do 9° ano, Lucas, Carvalho Vieira, representou o Sinergia na premiação

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Financiamento estudantil: Renovação de contrato poderá ser feita até 31 de outubro

Os estudantes atendidos pelo financiamento estudantil devem renovar o contrato a cada semestre . O prazo para a renovação de contratos novos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi prorrogado até 31 de outubro de 2011. Publicada nesta sexta-feira, a Resolução nº 4/2011 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autoriza a medida para os aditamentos (renovações) simplificados e não simplificados do segundo semestre de 2010 e do primeiro semestre deste ano.

“Essa prorrogação do prazo vale apenas para os contratos firmados depois da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010”, afirma o diretor financeiro do FNDE, Antônio Corrêa Neto. “A renovação deve ser feita por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do FNDE.”

A resolução também define o prazo de 3 de outubro a 31 de dezembro de 2011 para o aditamento do segundo semestre de 2011, relativo aos contratos novos, celebrados a partir da publicação da Lei nº 12.202/2010.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. Nos aditamentos simplificados, em que os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta entrar no sistema e fazer a alteração. As atualizações são analisadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Após a validação da CPSA, o aditamento é processado.

Quando há alterações mais profundas no contrato — como troca ou alteração na renda do fiador, mudança no estado civil do estudante ou impacto no valor global —, o aditamento é considerado pelo sistema como não simplificado. Nesse caso, o próprio sistema gera um documento, a ser levado ao banco para que o aditamento seja realizado.

A Resolução nº 4/2011 do FNDE foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16, seção 1, página 20.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Colégio Sinergia tem a maior pontuação no Enem


O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (12), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - aplicado em 2010 entre alunos de escolas particulares e públicas de todo o Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Sinergia alcançou a maior pontuação em Navegantes: 632,12 na média geral, que inclui redação e questões objetivas. A média brasileira foi de 537pontos. Este é o primeiro resultado do Enem que divide as escolas em grupos, por taxa de participação, desde inferior a 25% até superior a 75%. O Colégio Sinergia registrou taxa de 69%.
De acordo com a diretora, Elenir Cavíglia, a instituição tem uma das maiores pontuações da região graças ao investimento em ensino preparatório com foco neste tipo de exame, que garante o ingresso a muitas universidades públicas. Aulas especiais, professores atualizados, material didático de qualidade, revisões de conteúdo, favorecem o aprofundamento nas disciplinas. “Nosso ensino é para a vida, para auxiliar o estudante em suas futuras escolhas profissionais. O Enem avalia o aluno, mas também é a porta de acesso para o ensino superior”, observa.
O mesmo trabalho é desenvolvido neste ano para preparar estudantes para o Enem 2011, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. A participação na prova é facultativa e apenas estudantes de escolas particulares pagam a taxa de adesão de R$ 35.
Assessoria de Comunicação
O Sinergia informa que as aulas foram retomadas normalmente a partir desta segunda-feira no colégio e faculdade. O MBA em Gestão Pública, que iniciaria na sexta-feira passada, foi transferido para a próxima sexta-feira (16). Informações pelo (47) 3342 9700

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comunicamos o cancelamento das aulas da Faculdade e Pós-Graduação Sinergia desta sexta-feira e sábado (9 e 10), em decorrência dos transtornos causados pela chuva na região. A reunião de colegiado também foi suspensa. Informações pelo (47) 3342 9700.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cancelamento de aulas

O presidente do Sinergia Sistema de Ensino, prof. João Matos, comunica o cancelamento das aulas da Faculdade nesta quinta-feira (8), em decorrência dos transtornos causados pela chuva. A orientação foi dada nesta tarde pela Defesa Civil, que solicita cautela às instituições de ensino. Na rede pública estadual do Vale do Itajaí as aulas só serão retomadas na segunda-feira (12). Com relação às aulas desta sexta-feira no Colégio e Faculdade, até o momento estão mantidas normalmente. Qualquer mudança será comunicada em nossa rede social.

Assessoria de Comunicação
Sinergia Sistema de Ensino
(47) 3342 9710

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agosto apresentou alta de preços em Navegantes

O poder de compra do trabalhador navegantino foi prejudicado pela alta no valor da cesta básica alimentar em agosto. De acordo com a pesquisa de preços realizada mensalmente pelo Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico - NDS, da Faculdade Sinergia, nos seis maiores supermercados do município, o custo médio foi de R$ 223,86, sendo 4,9% a mais que o registrado no mês anterior.

O valor é suficiente para aquisição de 13 produtos especificados e quantificados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos- DIEESE: açúcar, arroz, banana branca, batata, café em pó, carne, farinha de trigo, feijão preto, leite tipo C, margarina, óleo de soja, pão francês e tomate. As maiores altas foram registradas no preço do arroz, com 22,5%; da batata, com 17,%; do açúcar, com 16,1% e da banana branca, com 15,2%. Em outros, houve queda como é o caso do pão francês, de 17,9%; do feijão preto, com 5,4% e da farinha de trigo, que apresentou redução de 5,3%.

Com relação ao salário mínimo de R$ 545, a cesta básica alimentar representou 41% dos gastos. Para adquirir os produtos o navegantino dedicou 90 horas e 22 minutos de trabalho. Conforme o DIEESE, o salário mínimo ideal para manter as necessidades básicas de uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 2.608,22.

Assessoria de Comunicação
Sinergia Sistema de Ensino

Artesanato é tema da aula da professora Leila



Os alunos do 3° ano aprenderam muito sobre a arte brasileira na aula da professora Leila. Cada estudante trouxe de casa um tipo de artesanato que tenha sido produzido em algum estado do País e pode participar da exposição montada na própria sala de aula. Eles também confeccionaram suas peças, como fantoches feitos com meias.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ENEM: Número de inscrições cai em SC

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, cresceu em relação ao ano passado. Passou de 4,6 milhões para 5,3 milhões. Apenas dois estados apresentaram queda nos interessados: Santa Catarina (- 1,53%) e Bahia (- 0,95%). Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (Mec).

O total no número de inscritos foi de 5.366.780. Santa Catarina contou com 83.232 interessados.

O Enem também vale para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece vagas a alunos carentes nas instituições particulares. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu de 20% para 30% o peso do Enem. E sempre para melhorar a nota, nunca para piorar. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), 30% das vagas são preenchidas por candidatos com as melhores notas no exame.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ainda não usa o Enem, mas promoveu mudanças neste ano. No futuro, quer fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o exame nacional.

Outra novidade neste ano é na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior do país. A única forma de ingresso será pelo Sisu.

Para a pró-reitora de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC, Nilva Schroeder, a greve que atingiu a rede estadual em Santa Catarina possa, talvez ser, uma das explicações para a redução. Os professores estaduais ficaram em greve por 62 dias. Ela lamenta a diminuição, pois entende que o Enem é instrumento de democratização de acesso e também oportunidade de avaliação dos estudantes.

– Na nossa leitura, como os estudantes não estavam em sala de aula, não alcançaram as informações e ficaram sem o acesso para a inscrição – pensa a pró-reitora.
Fonte: Diário Catarinense