quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolsas de estudos e Fies: Como ter acesso aos benefícios e ingressar na Faculdade Sinergia


Em novembro iniciará o período de inscrições no Seletivo de Verão da Faculdade Sinergia para ingresso nos cursos de administração, ciências contábeis, direito e pedagogia. O futuro acadêmico deverá apresentar o histórico escolar do ensino médio, acompanhado de documentos pessoais, para garantir uma vaga no ensino superior. A novidade neste ano é que o Sinergia também abrirá vagas para o período matutino, o que facilitará os estudos daqueles que trabalham nos demais turnos do dia. E como organizar as finanças pessoais para realizar o sonho de cursar uma faculdade? A coluna traz nesta semana algumas respostas para quem tem dúvidas sobre bolsas de estudos e financiamento estudantil. As dicas são da procuradora institucional, Lúcia Mateus, que atua nesta área na Faculdade Sinergia.

Quais as bolsas disponíveis pela Faculdade Sinergia?Em 2012 continuamos com o Artigo 170 e o ProUni. Para pleitear, o estudante deve estar matriculado. No 170, o custeio é de 25% a 80% e as inscrições abrirão em março. O beneficiado deve cumprir serviço comunitário sem fins lucrativos como compensação ao governo do Estado, que é responsável pelo pagamento da bolsa.

E como funciona o ProUni? Quem fez o Enem em 2010 (e conquistou 500 pontos) poderá tentar esta bolsa, que varia de 50% a 100% do valor da mensalidade do curso. O prazo para inscrição ainda não foi divulgado pelo governo Federal, e uma vez conquistada, é garantida até o final do curso.

O Sinergia aderiu ao Fies? Sim, muitos acadêmicos que não conseguiram bolsas de estudos em razão da renda familiar, optaram pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, principalmente da pedagogia, que tem condições especiais. Mas é necessário estar matriculado e ter prestado o Enem em 2010. A pessoa pode financiar 50%, 75% ou 100%, dependendo da comprovação de renda e fiador, e a taxa de juros é baixíssima: 3,4% ao ano. O pagamento é feito 18 meses após o término do contrato e poderá ser pago em até três vezes o tempo em que foi beneficiado.

Como ter mais informações? Pelos sites www.sinergia.edu.br, prouniportal.mec.gov.br e www.sisfiesportal.mec.gov.br ou pelo (47) 3342 9700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário