segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Municípios parceiros do ISEP ampliam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação – ISEP – comemora o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB - divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação. Em sete municípios nos quais o instituto atua com formação de professores, as notas apresentadas foram superiores às registradas na avaliação anterior.

O IDEB é realizado a cada dois anos e avalia o rendimento dos alunos de 4ª série (5° ano) e 8ª série (9° ano). O índice atual corresponde a 2009. Para que o índice de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. “É um conjunto de ações tomadas pelas secretarias de Educação e a capacitação continuada dos profissionais da rede faz parte e dá resultado”, observa a diretora do ISEP, Viviane Ramos.

Em Apiúna, o índice para anos iniciais é de 5,5, sendo que em 2007 foi de 5,1. Em Bombinhas, o resultado chegou a 5,7, considerando que no índice anterior era de 5,1 para anos iniciais. No município de Camboriú, em 2007 o índice era de 4,3 para anos iniciais, passando para 4,7. Para anos finais o resultado foi de 3,7, superior ao apresentado no índice de 2007. Em Penha, o índice para anos iniciais passou de 4,7 para 5,0. Para anos finais passou de 4,0 para 4,1. O IDEB para anos iniciais de Porto Belo passou de 4,9 para 5,4. Em Pouso Redondo, outro município que investe em formação de professores, o índice teve acréscimo expressivo de 3,6 para 5,3 em anos iniciais. Já em São João Batista, o índice de anos iniciais passou de 5,1 para 5,4.

Uma nova avaliação será feita pelo Ministério da Educação em novembro. A meta do Brasil é atingir índice 6 até 2022, nota atribuída a países desenvolvidos. Os dados completos por município podem ser acessados pelo endereço: http://portal.mec.gov.br/.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário