Navegantes terá a 1ª Vara do Trabalho e com processo judicial totalmente eletrônico, inédito no Brasil. A informação foi dada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Gilmar Cavalieri, nesta quarta-feira (31), em visita ao presidente da Faculdade Sinergia, João Matos. O vice-presidente do Sinergia, Joãozinho Matos, e a coordenadora do curso de Direito, Ana Paula Colzani, participaram do encontro.
A instalação da Vara do Trabalho depende apenas da sanção da presidente Dilma Rousseff, mas já tem previsão de início do funcionamento: cinco de dezembro. Acompanhado de uma equipe formada por juízes, engenheiro civil, chefe de tecnologia da informação e assessores, o presidente apresentou detalhes do projeto de instalação. “Navegantes servirá de modelo para todo o País com processos judiciais eletrônicos, o que reduzirá custos e agilizará os trâmites legais”, observou.
Na prática, os advogados da região que compreende Barra Velha a Navegantes serão treinados para acessar o sistema on line e protocolar petições. “Na maioria dos casos, os advogados só encontrarão o juiz no dia da audiência”, disse o presidente. Atualmente, são as três varas do Trabalho de Itajaí que recebem os processos da região, cerca de mil por ano. Em Navegantes, deverá ser sediada em local próximo à região central e ao terminal de ônibus e terá um juiz e servidores treinados para o sistema eletrônico. “Declaramos nosso total apoio à iniciativa, pois é o reflexo do crescimento de Navegantes”, declarou João Matos.
texto: Silvia Daleffe
























































